Blogue do Grupo Disciplinar de Educação Física da EB Nº2 de Vilarinho do Bairro

sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Andebol - 5ºano


Planificação da modalidade de ANDEBOL

Coopera com os companheiros, quer nos exercícios, quer no jogo, escolhendo as acções favoráveis ao êxito pessoal e do grupo, admitindo as indicações que lhe dirigem e aceitando as opções e falhas dos seus colegas.

Aceita as decisões da arbitragem e trata com igual cordialidade e respeito os companheiros e os adversários, evitando acções que ponham em risco a sua integridade física, mesmo que isso implique desvantagem no jogo.

Conhece o objectivo do jogo, a função e o modo de execução das principais acções técnico-tácticas e as suas principais regras: início e recomeço do jogo, marcação de golos, bola fora e lançamento pela linha lateral, lançamento de baliza, principais faltas e incorrecções, marcação de livre de 9m e de 7m, adequando as suas acções a esse conhecimento.

Em situação de jogo 4 x 4:
Receber a bola, controlando-a e enquadrar-se ofensivamente; simular e ou fintar, se necessário, para se libertar da marcação, optando conforme a leitura da situação:

- Rematar, se tem a baliza ao seu alcance.

- Passar a um companheiro em desmarcação para a baliza, ou em apoio, combinando o passe à sua própria desmarcação.

Desmarcar-se utilizando fintas e mudanças de direcção, para oferecer linhas de passe na direcção da baliza e ou de apoio (de acordo com a movimentação geral), garantindo a largura e a profundidade do ataque.

Logo que perde a posse da bola (defesa), marcar o seu atacante, procurando dificultar a acção ofensiva.

Como guarda-redes, enquadrar-se com a bola para impedir o golo. Ao recuperar a bola, passa a um jogador desmarcado.

Realizar com oportunidade a correcção global, no jogo e em exercícios critério, as acções: recepção de bola, passe, remate.

Sem comentários:

Enviar um comentário