Blogue do Grupo Disciplinar de Educação Física da EB Nº2 de Vilarinho do Bairro

quarta-feira, 5 de maio de 2010

Vilarinho do Bairro, o perigo à espreita




Como a Escola Básica de Vilarinho do Bairro não possui pavilhão desportivo, aluga o que pertence à Câmara Municipal de Anadia e é explorado pela Associação Cultural e Recreativa de Vilarinho do Bairro. A Direcção Regional de Educação do Centro, ou seja, os contribuintes, pagam esse aluguer.

O acesso é feito pela rua, que nesse trajecto nem passeio tem. A escola já solicitou várias vezes um acesso directo Escola-Pavilhão, e até hoje, nada foi feito.

Neste caso, não deveria prevalecer a máxima do “interesse público”?

As instituições envolvidas, Escola-Câmara-DREC, não deveriam conjugar esforços para resolver uma situação de segurança dos alunos?

Sim, claro que sim.

Urge garantir uma passagem segura, de forma a evitar que ocorra um acidente.

Sempre que uma turma percorre esse trajecto, por muita atenção que os Professores tenham com os alunos, um pequeno desvio, uma pequena brincadeira, pode levar à tragédia. Um atropelamento pode ocorrer quando menos se espera.

Este ano, a escola vai receber o Campeonato Nacional de Desporto Escolar de Bócia, cujos atletas são portadores de limitações de locomoção, inclusive podendo alguns deslocar-se de cadeira de rodas. Dormem na escola e competem no pavilhão. Vão por onde? Pela rua!

Preocupados com a segurança dos alunos, os professores de Educação Física de Vilarinho do Bairro ponderam abdicar de usar o pavilhão, o que significa não poder leccionar a disciplina, nos dias de chuva, e não leccionar algumas modalidades desportivas.

Perdem os alunos no seu desenvolvimento corporal e motor, mas ganha-se segurança.

Esperamos sinceramente que se conjuguem os esforços necessários e se zele pelo futuro de Vilarinho, que são as suas crianças.

Estaremos atentos.

O Grupo de Educação Física de Vilarinho do Bairro.

1 comentário: