Como a Escola Básica de Vilarinho do Bairro não possui pavilhão desportivo, aluga o que pertence à Câmara Municipal de Anadia e é explorado pela Associação Cultural e Recreativa de Vilarinho do Bairro. A Direcção Regional de Educação do Centro, ou seja, os contribuintes, pagam esse aluguer.
O acesso é feito pela rua, que nesse trajecto nem passeio tem. A escola já solicitou várias vezes um acesso directo Escola-Pavilhão, e até hoje, nada foi feito.
Neste caso, não deveria prevalecer a máxima do “interesse público”?
As instituições envolvidas, Escola-Câmara-DREC, não deveriam conjugar esforços para resolver uma situação de segurança dos alunos?
Sim, claro que sim.
Urge garantir uma passagem segura, de forma a evitar que ocorra um acidente.
Sempre que uma turma percorre esse trajecto, por muita atenção que os Professores tenham com os alunos, um pequeno desvio, uma pequena brincadeira, pode levar à tragédia. Um atropelamento pode ocorrer quando menos se espera.
Este ano, a escola vai receber o Campeonato Nacional de Desporto Escolar de Bócia, cujos atletas são portadores de limitações de locomoção, inclusive podendo alguns deslocar-se de cadeira de rodas. Dormem na escola e competem no pavilhão. Vão por onde? Pela rua!
Preocupados com a segurança dos alunos, os professores de Educação Física de Vilarinho do Bairro ponderam abdicar de usar o pavilhão, o que significa não poder leccionar a disciplina, nos dias de chuva, e não leccionar algumas modalidades desportivas.
Perdem os alunos no seu desenvolvimento corporal e motor, mas ganha-se segurança.
Esperamos sinceramente que se conjuguem os esforços necessários e se zele pelo futuro de Vilarinho, que são as suas crianças.
Estaremos atentos.
O Grupo de Educação Física de Vilarinho do Bairro.
muito bem dito sim senhor
ResponderEliminar